Ylang Ylang e suas propriedades medicinais

NOME COMUM: Ylang-Ylang
NOME CIENTIFICO: Cananga odorata var. genuína
FAMÍLIA: Anonácea
PARTE ÚTIL: Flores
PROPRIEDADES: Tônico nervoso, sedativo. Equilibre emoções extremas: pânico, raiva, frustração. Desacelera a respiração e as palpitações
USOS: Estresse, ansiedade, desequilíbrio emocional, depressão leve, tensão nervosa, insônia
CONTRAINDICAÇÕES: Nenhum

A PLANTA

O ylang-ylang, comumente conhecido como cananga, pertence à família das annonaceae e significa “flor das flores” em malaio. A partir desta planta nativa da Malásia, utiliza-se o óleo essencial, obtido a partir da destilação de suas flores. Existem muitas variedades desta árvore que são usadas para obter o óleo essencial, sendo as árvores que têm flores menores aquelas que dão um óleo mais delicado.

Na Europa do século XIX, esse óleo era vendido como um item de luxo altamente valorizado pelo cuidado das mãos e do cabelo. O óleo de ylang-ylang é amplamente utilizado na perfumaria para dar um toque oriental ou floral, como o Chanel Nº5. Em certas partes da Indonésia, as flores de ylang-ylang estão distribuídas no leito do casal, pois acredita-se que tenha altos poderes afrodisíacos.

USOS MÉDICOS

O óleo essencial de ylang-ylang tem muitas propriedades terapêuticas: antiespasmódico, hipotensivo – que ajuda a combater o regenerador celular da insônia; mas os mais importantes são que é um ótimo antidepressivo e sedativo e é considerado um poderoso afrodisíaco. De fato, os antigos nativos ingleses usavam uma pomada à base de ylang-ylang para evitar febres e infecções. Da mesma forma, tem sido usado como um anti-séptico em vários períodos para combater a malária e o tifo.